domingo, 14 de dezembro de 2014

TUDO PASSA!!! ATÉ UVA PASSA....

Frase infame que alguém disse.
Mas já reparou como fica a uva depois que vira passa?
Irreconhecível!
Pois é a mesma coisa que acontece com as pessoas.
Depois que passam por uma tempestade e sobrevivem
Viram passas!
A uva apodrece quando está em seu estado natural.
Quando vira passa fica mais resistente. Dura mais...
Será esse o sentido das coisas?
Pensei nisso agora.
Pode ser que a vida seja assim também.
Como sou curiosa demais, tive que pesquisar....
As uvas são submetidas a sofrimentos atrozes, solidão, isolamento e como se não bastasse passam por uma seleção anterior ao processo.
Aí está. Para ser passa a pessoa tem que ser forte e especial.
Depois que a uva vira passa, fica mais resistente e seu valor aumenta.
Gostei!
Já não acho mais essa frase tão infame!
Só precisa ser modificada -  TUDO PASSA, ATÉ PESSOAS VIRAM PASSAS! (Penélope Freitas)



"As passas são consideradas como um verdadeiro “doce natural”, e as uvas passas são simplesmente as uvas secas.

Esta fruta é muito popular em todo o mundo e é cultivada nas Américas, Europa, Oriente Médio e África do sul. Existem inúmeras variedades de uvas e técnicas diferentes para fazer este fruto seco.
A maneira mais natural para fazer as passas é a de secagem ao sol, mas muitos fabricantes já utilizam um processo mecânico para secar as uvas. Porém para todas as técnicas existe um denominador comum que é a escolha das uvas que devem ser de um tamanho normal (nem grande nem pequena) e totalmente saudáveis, descarte as uvas com algum defeito ou manchas escuras, pontos pretos, as uvas têm que estar bonitas e livres de impurezas.

Preparando as uvas
1 - De preferência escolha as uvas sem sementes, mas não é uma regra. Você pode fazer passas de uvas com sementes também.
2 - Lava-las no cacho inteiro sob uma torneira e em seguida vai retirando as uvas com o cabinho
3 - Mergulhe as uvas em agua fervendo por 30 a 60 segundos, retirar e lavar outra vez, imediatamente, em agua fria. (este é um passo opcional)
4 - Seca-las e organiza-las nas bandejas distantes umas das outras.
Lembre-se que você pode fazer passas com uvas brancas, roxas, verdes de qualquer variedade dependendo das suas preferências e disponibilidade.

Técnica natural
.Se você for secar ao sol, esse processo demora ao redor de 10 dias dependendo do clima.
Sobre uma mesa ao sol, estender a bandeja de tela de arame ou nylon e colocar as uvas separadas entre si. Pode cobrir com outra tela de preferência escura para que segure o calor, mas que permite a circulação do ar o que é essencial no processo de desidratação. Esta tela também vai proteger as uvas dos pássaros e insetos, bem como a poeira e poluição que podem vir do ar.

Técnicas mediante calor artificial
Se você prefere outro método mais rápido pode optar por um desidratador elétrico. Em ambos, você deve espalhar as uvas nas bandejas para que circule o ar. O tempo requerido no desidratador elétrico depende de cada modelo, mas não devem passar de umas 8 horas.
Outra maneira para fazer as passas é usar o forno comum da sua casa. Neste caso tem que colocar as uvas no forno à 50º e aos poucos vai subindo a temperatura a 70º e deve deixar a porta do forno entreaberta um par de centímetros para não ficar muito abafado dentro. Este processo deve durar aproximadamente uns três dias

Armazenar e Consumir
Suas passas podem conservar muito bem durante vários meses num recipiente hermético fresco e seco. Você também pode tentar mantê-los em um saco fechado na geladeira. Eles têm uma durabilidade cerca de seis meses.

Valor nutricional
As Passas são compostas de 67 a 72% de açúcar. E este açúcar é a frutose. Devido à natureza simples da frutose, passas são facilmente digeridas e fornece ao corpo uma energia quase instantânea.para crianças e adolescentes, idosos, atletas e especialmente para os "sempre" cansado.
Passas são naturalmente livres de colesterol e gordura e contém vitamina K, vitamina C, vitamina E  vitamina B e  Especificamente para as mulheres, as passas contêm o mineral boro, no qual foi  demonstrado que é um grande auxiliar da  saúde dos ossos em prevenir a osteoporose.
Elas também são uma boa fonte de antioxidantes, devido ao seu alto teor de bioflavonóides, que protegem as células e ajudam a prolongar a sua juventude por mais tempo.
Merece destaque é o seu elevado teor de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e também um excelente depurativo que ajuda a remover os líquidos do corpo"





Nenhum comentário:

Postar um comentário