domingo, 28 de dezembro de 2014

SONHOS, PLANOS E METAS - O QUE REALMENTE QUERO PARA A MINHA VIDA

Consultando os doutores e mestres da língua portuguesa, encontrei as seguintes definições:

Significado de Sonho - s.m. Associação de imagens, frequentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme.
Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia: o sonho acabou.
Coisa vã, fútil, que se esvai: a vida é um sonho. Ideia acalentada, ideal: o sonho da liberdade.
Desejo intenso e vivo.Visão sobrenatural.

Sinônimo de sonho: devaneio, fantasia, ficção, ilusão, imaginação, quimera e visão
Antônimo de sonho: verdade, real, realidade, feiura, fealdade e hediondez

Significado de Plano - adj. Raso, liso, sem diferenças de níveis. Fig. Fácil, acessível, claro.S.m. Traçado representando as diferentes partes de uma cidade, de um edifício, de uma máquina etc.Planta, mapa, projeto.Conjunto de medidas ou providências a serem tomadas; projeto.

Sinônimo de plano: chato, liso, macio, projecto, raso, rente e rés

Significado de Meta :s.f. Alvo, mira; objetivo, finalidade.Poste ou sinal que, nas corridas de cavalos ou nas regatas, indica o ponto onde termina a carreira.Barreira; termo, limite.Futebol. Espaço demarcado por balizas (também chamado arco, baliza, cidadela, vala, gol), onde deve penetrar a bola.

Sinônimo de meta: alvo, baliza, chegada, fim, finalidade, golo, limite, marco, mira, risca e termo.

 


    E analisando essas definições consegui pouca coisa que diferenciasse Planos e Metas. Já os sonhos, são muitas as diferenças.
    Falando em subjetividades, os sonhos são mais usados para se definir as metas e os planos que as pessoas fazem e querem a todo o custo alcançar. É muito usada a frase "Não desista dos seus sonhos", ou mesmo uma que escrevi um dia desses; "Um ser humano morre no momento em que a realidade da vida mata seus sonhos e ele não tem mais forças para sonhar"!
    Sonhos na realidade são metas e planos reais. Porém, as pessoas confundem sonhos com ilusões e fantasias. Existem sonhos irrealizáveis e os perseguimos com uma determinação que apenas é alimentada por frases deste tipo.
    Gasta-se tanta energia psíquica que realmente cansa e trás muita frustração. É semelhante a atual "ditadura da felicidade", que prega que temos que ser felizes a todo custo. Isso é humanamente impossível e tal qual o "sonho", só nos deixa angustiados, ansiosos e terrivelmente tristes.
    Muito dessa ilusão se deve principalmente aos meios de comunicação. Quem não tem atualmente acesso às redes sociais? Somos bombardeados 24 horas por dia pelos apelos do consumismo, do culto ao corpo perfeito e as TVs só falam em realizar sonhos e ser feliz. Compre isso ou aquilo que você será "o cara". Ou então, se você não tiver esse produto X, não vai valer nada! E outras barbaridades que ouvimos e vemos, valorizando mais o TER em detrimento do SER!
    Todos são perfeitos e felizes dentro de suas casas, assistindo televisão ou navegando na internet. Ledo engano! As pessoas estão cada vez mais depressivas e solitárias. Se alimentando das fantasias alheias.
    Diante desta reflexão, filosofando num domingão chatão, ouso dizer que vou deixar de me envenenar pelo romantismo dos sonhos de ilusão e utópicos e concentrar mais minhas energias nos planejamento das minhas metas.
    Vou até modificar a frase que um dia escrevi.

"UM SER HUMANO MORRE NO MOMENTO EM QUE A REALIDADE DA VIDA MATA SEUS SONHOS E ELE NÃO TEM MAIS FORÇAS PARA LUTAR POR SUAS METAS."

Ok, não ficou nada poético e abobrinhas à parte... Deixemos as poesias e o romantismo para outras ocasiões.
A vida é real demais para ser vivida sempre com ilusão e fantasia. Vamos acordar Alice!!!
(Penélope Freitas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário