quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015 - PODES CHEGAR ESTOU PREPARADA PARA TE RECEBER -




Fazer um balanço de um ano é fácil, são só 365 dias e esse balanço é corriqueiro nos últimos dias de cada ano, quase todo mundo faz ou tenta fazer.  Muita gente fica meio introspectiva, refletindo se o ano foi de perdas ou ganhos. Se a conta da vida vai ter maior valor no crédito ou no débito. Se pelo menos as contas vão fechar. Ninguém quer ficar no vermelho, significando que o ano deu prejuízo em vez de lucro.
 E aí entra em ação a análise do balanço para saber o que deu errado e tentar consertar tudo no ano que se inicia. Mas quase sempre, se comete os mesmos erros, e a contabilidade da vida em nada muda.
 Algumas vezes, de tanto errar na tentativa de acertar, conseguimos mudar algumas coisas e finalmente aprendemos.
 É isso que estou tentando fazer nos últimos tempos. Não mais um balanço anual, mas uma revisão de vida. Comecei pela pior e mais difícil parte: a coragem de olhar pra dentro de mim sabendo que iria encontrar coisas não muito bonitas e nem agradáveis de ver. Pior ainda, de saber que eu teria que me deparar com os meus piores monstros e fantasmas. E realmente, tenho encontrado bichos horrendos. Mas em contra partida, tenho descoberto coisas que me fazem feliz. 
De maneira geral, até o momento, não faço a menor ideia de quando ou como vou fechar o meu balanço, mas estou achando fascinante esse modo de contabilizar sentimentos em lugar de números! O saldo na conta da minha vida, por enquanto está batendo, isto significa que estou relativamente feliz! Vamos em frente...
 
Na virada do ano que passou, fiz uma coisa que desejava há muito tempo! Fiquei em casa só. Permiti-me assistir o show pirotécnico da minha varanda. As luzes espocando na praia e eu vendo tudo sem me importar com roupa, falatórios, abraços e beijos e os tradicionais banhos de champanhe e votos bêbados de feliz ano novo. Apenas vi o espetáculo lindo e fiz uma oração.
Hoje queria repetir o meu ritual do ano passado. Mas tenho uma missão a cumprir. Preciso ir visitar a minha vela querida.
Uma vela que se apaga, sem podermos interferir. Uma chama que nos iluminou, nos guiou, nos ensinou a não ter medo do escuro, nem das adversidades da vida.
A chama bruxuleante ainda está acesa, como muito custo ela se mantém acesa. Mas já não tem forças para brilhar. A cera e o pavio cada hora ficam menores.
Espera apenas um leve sopro, uma pequena brisa, para apagar-se para este mundo e tornar-se um anjo de luz! Não tenha medo, vela da minha vida, vá com Deus!!!
A minha vela com certeza estará dormindo quando o céu iluminar-se com a magia dos fogos de artifício. Mas o velho cuidador da minha vela,  o incansável e amoroso velhinho que aos poucos se transformou em um dedicado e humilde servidor, tomando para si toda a ternura e todo o cuidado para com a minha amada vela, não merece ficar só!
Portando, hoje vou vestir minha mais bela roupa de festa, me arrumar com todo esmero, como ele gosta de me ver, para brindarmos a chegada de 2015. Meu Velhinho não vai estar só!
Ah 2015! Com você virá mais 365 dias. Dias de alegrias, tristezas, angústias... Dias de incertezas!
Podes até ser o ano que estará gravado na lápide da pessoa que mais amo!
Feliz 2015! (Penélope Freitas)





terça-feira, 30 de dezembro de 2014

REFLEXÃO SOBRE UM SONHO

Passamos a vida desejando coisas, pessoas, circunstâncias, que achamos que seriam as ideais para nós, que nos fariam felizes.

Gastamos uma enorme energia com esses desejos e acabamos frustrados e infelizes quando não conseguimos alguma coisa, que, a nosso ver, seria a nossa tão sonhada plenitude.

O que temos que compreender é que, não sabemos realmente o que está reservado para nós.

Não adianta pedirmos ao universo, usar a tal lei da atração, fazer promessas, simpatias, se de fato aquilo que desejamos não está dentro das nossas possibilidades de vida, pelo menos naquele momento. AGINDO ASSIM SÓ ADIAMOS A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS DESEJOS!

O que temos que fazer é aceitar que aquilo que queremos, o nosso desejo mais caro, não está disponível para nós e tentar conviver com aquela carência, até que ela não nos faça mais sofrer.

Quando isso acontece, abrimos a mão e o coração para deixar ir embora o que desejamos e que seria vital para nós. Consequentemente não vai mais ser um sofrimento, uma prova, ou uma birra de criança mimada.

E com a mão aberta, recebemos o equivalente ao que pedimos. O que suprirá a nossa carência, satisfará o  nosso desejo e será legitimamente o que nos fará imensamente mais feliz.

Tudo tem o seu tempo de acontecer é só saber esperar com resignação. Só Deus sabe o que é melhor para nós.

Acordei com essa mensagem ecoando em meu ser. Não sei se pensei isso sozinha, com certeza tive uma grande ajuda do meu Amigo Espiritual! (Penélope Freitas)


domingo, 28 de dezembro de 2014

SONHOS, PLANOS E METAS - O QUE REALMENTE QUERO PARA A MINHA VIDA

Consultando os doutores e mestres da língua portuguesa, encontrei as seguintes definições:

Significado de Sonho - s.m. Associação de imagens, frequentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme.
Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia: o sonho acabou.
Coisa vã, fútil, que se esvai: a vida é um sonho. Ideia acalentada, ideal: o sonho da liberdade.
Desejo intenso e vivo.Visão sobrenatural.

Sinônimo de sonho: devaneio, fantasia, ficção, ilusão, imaginação, quimera e visão
Antônimo de sonho: verdade, real, realidade, feiura, fealdade e hediondez

Significado de Plano - adj. Raso, liso, sem diferenças de níveis. Fig. Fácil, acessível, claro.S.m. Traçado representando as diferentes partes de uma cidade, de um edifício, de uma máquina etc.Planta, mapa, projeto.Conjunto de medidas ou providências a serem tomadas; projeto.

Sinônimo de plano: chato, liso, macio, projecto, raso, rente e rés

Significado de Meta :s.f. Alvo, mira; objetivo, finalidade.Poste ou sinal que, nas corridas de cavalos ou nas regatas, indica o ponto onde termina a carreira.Barreira; termo, limite.Futebol. Espaço demarcado por balizas (também chamado arco, baliza, cidadela, vala, gol), onde deve penetrar a bola.

Sinônimo de meta: alvo, baliza, chegada, fim, finalidade, golo, limite, marco, mira, risca e termo.

 


    E analisando essas definições consegui pouca coisa que diferenciasse Planos e Metas. Já os sonhos, são muitas as diferenças.
    Falando em subjetividades, os sonhos são mais usados para se definir as metas e os planos que as pessoas fazem e querem a todo o custo alcançar. É muito usada a frase "Não desista dos seus sonhos", ou mesmo uma que escrevi um dia desses; "Um ser humano morre no momento em que a realidade da vida mata seus sonhos e ele não tem mais forças para sonhar"!
    Sonhos na realidade são metas e planos reais. Porém, as pessoas confundem sonhos com ilusões e fantasias. Existem sonhos irrealizáveis e os perseguimos com uma determinação que apenas é alimentada por frases deste tipo.
    Gasta-se tanta energia psíquica que realmente cansa e trás muita frustração. É semelhante a atual "ditadura da felicidade", que prega que temos que ser felizes a todo custo. Isso é humanamente impossível e tal qual o "sonho", só nos deixa angustiados, ansiosos e terrivelmente tristes.
    Muito dessa ilusão se deve principalmente aos meios de comunicação. Quem não tem atualmente acesso às redes sociais? Somos bombardeados 24 horas por dia pelos apelos do consumismo, do culto ao corpo perfeito e as TVs só falam em realizar sonhos e ser feliz. Compre isso ou aquilo que você será "o cara". Ou então, se você não tiver esse produto X, não vai valer nada! E outras barbaridades que ouvimos e vemos, valorizando mais o TER em detrimento do SER!
    Todos são perfeitos e felizes dentro de suas casas, assistindo televisão ou navegando na internet. Ledo engano! As pessoas estão cada vez mais depressivas e solitárias. Se alimentando das fantasias alheias.
    Diante desta reflexão, filosofando num domingão chatão, ouso dizer que vou deixar de me envenenar pelo romantismo dos sonhos de ilusão e utópicos e concentrar mais minhas energias nos planejamento das minhas metas.
    Vou até modificar a frase que um dia escrevi.

"UM SER HUMANO MORRE NO MOMENTO EM QUE A REALIDADE DA VIDA MATA SEUS SONHOS E ELE NÃO TEM MAIS FORÇAS PARA LUTAR POR SUAS METAS."

Ok, não ficou nada poético e abobrinhas à parte... Deixemos as poesias e o romantismo para outras ocasiões.
A vida é real demais para ser vivida sempre com ilusão e fantasia. Vamos acordar Alice!!!
(Penélope Freitas)


RECEITA DE ANO NOVO!

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre. 
(Carlos Drummond de Andrade)


Já está chegando o finalzinho do ano. Reta final e contagens regressivas. O calendário vai mudar, passaremos a datar as coisas com o número 2015 e .... A vida continua! 
Para alguns a passagem do ano tem um simbolismo enorme. Para outros, nada representa.
Porém, se pensarmos que a cada minuto que passa ganhamos ou perdemos alguma coisa poderemos fazer um dia diferente, uma semana melhor, um mês menos tumultuado, o tal ano novo pode ser realmente novo. Só depende de como vamos viver as nossas escolhas. 
Eu escolho viver esse tempo que disponho agora tentando encontrar  o significado de três palavras:
Sonho, planos e metas. 
Essas definições e interpretações vão elucidar muitas dúvidas que tenho sobre o que estou tentando ser há muito tempo, pelos próximos dias e anos que virão! (Penélope Freitas)


sábado, 27 de dezembro de 2014

A VIDA QUE EU QUERO VIVER

Sonhos, ilusões, paixões, amores.
Vida de conto de fadas.
Menina que teimava em não crescer.
Criança desejando um presente ausente.
Quanto sofrimento!
A vida é assim bela criança.
Aprende agora e sem demora.
Alegrias e tristezas fazem parte do teu mundo.
Não te negues a realidade.
Enfrenta e cresce!
O verde da tua meninice já há muito se perdeu.
Vida é isso! Ansiedades, angustias e muitas mazelas.
Tornar-se maduro é preciso e urgente.
Já não tens mais tanto tempo.
E se tens que viver, vive.
Sem temer a maturidade da menina que nada pode deter.
Pois sabes que o espelho te mostra a senhora.
Senhora criança, te põe a caminho.
Sofre, chora, te alegra e sente o amor.
Verás que a tua dor será menor.
Quando entenderes que a árvore centenária
Dá mais sombra, segurança e frutos doces
Ergue-te e vive a vida que te cabe
Que exige tua presença
Para o abrigo dos teus
A proteção antiga já ausente
Dos que nasceram e pereceram
Vive e se deixe viver,
Com tudo que a vida trás
No fim de tudo é certo
Nada vivido, tudo sofrido,
Terá valido a pena!
Finalmente tua vida terá tido um sentido.
Espera e verás. (Penélope Freitas)


As árvores velhas carregam em si a sabedoria do que viram!

QUE VENHA 2015!!!

Nesta época, as pessoas fazem retrospectivas do ano que passou, veem que não fizeram um décimo do que planejaram e tornam a prometer milhões de coisas que sabem que não vão cumprir.
Pois bem, também vou fazer a minha. Nunca fui muito afeita a estas coisas, nunca fiz isso, mas esse ano está merecendo uma deferência.
Não vou falar muito dele, foram muitos acontecimentos e descobertas inéditas, entretanto, apenas uma dessas tantas coisas vai marcar este ano. 
Descobri que a felicidade plena não existe.
Coisinha mais besta essa descoberta! Mas não é?
Na minha ingenuidade, sempre pensei, sonhei e até mesmo lutei em busca de um estado inventado. Sei lá por quem! E agora vejo e tenho plena consciência que felicidade é um sinônimo de alienação. Uma ilusão.
Felicidade não é o mesmo que alegria nem o contrário de tristeza. Esses dois é que são sentimentos antagônicos.
Pensando bem, esta conclusão me deixou em paz. Não preciso mais buscar essa tal felicidade.
Era tudo tão confuso...
Ao longo dos anos, pensei que a felicidade estava em um amor que eu nunca tive. 
Não está.
O meu estar bem, ou seja, o que todo mundo chama de felicidade, está justamente em não ter preocupações com amores e paixões.
Triste isso? Achava, já não acho mais.
Prefiro cuidar de mim e aprender a controlar os meus humores a ter que  administrar amores.
Principalmente os amores de agora. Tudo tão sem razão. Se ainda existissem mais poetas... “se todos fossem iguais a você”... Em tese... 
Enfim, este ano, tenho uma preocupação a menos, isso é certo!  Quanto ao resto, deixa as coisas acontecerem que a gente vê o que faz!  (Penélope Freitas)
 



Para viver um grande amor

"Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... - não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro - seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um grande amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fieldade - para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.

Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô - para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito - peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista - muito mais, muito mais que na modista! - para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs - comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica, e gostosa, farofinha, para o seu grande amor?


Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto - pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente - e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia - para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que - que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada - para viver um grande amor." (Vinícius de Moraes)

É Poetinha, homens assim não existem mais. Só mesmo em desenhos animados bem antigos...




sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

AO MEU ANJO GUARDIÃO


Essa é dedicada ao meu Anjo, que trabalha demais! Ele deve ter aceito estar comigo nesta empreitada depois de pensar assim: "Eu vou tomar conta dessa pessoa porque quando ela desencarnar e eu "largar", devo ter galgado muitos e muitos degraus na escala evolutiva!"
E é a mais pura verdade, o meu Anjo me livra de cada enrascada... Desde criança que ele não para um segundo sequer e continua firme na exaustiva tarefa de me proteger, me inspirar para o lado bom, me puxar dos abismos que eu teimo em me debruçar.
Obrigada meu Anjinho, você terá além da minha eterna gratidão, a sua subida para os Mundos Felizes, com toda certeza!
Seja lá você quem for..


 "Espíritos bem-amados, anjos guardiões, vós a quem Deus, em sua infinita misericórdia, permite velar pelos homens, sede meus protetores nas provas da minha vida terrestre. Dai-me a força, a coragem e a resignação; inspirai-me tudo o que é bom e detende-me na inclinação do mal; que vossa doce influência penetre minha alma; fazei com que eu sinta que um amigo devotado está perto de mim, que vê meus sofrimentos e partilha minhas alegrias.
E vós, meu bom anjo, não me abandoneis, tenho necessidade de toda a vossa proteção para suportar com fé e amor as provas que aprouver a Deus me enviar."

De: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXVIII

Muitos são os que cuidam de nós...Gratidão a toda a Espiritualidade Amiga!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Hoje é noite de Natal

Poema de Natal
Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez, de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos…
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente. (Vinícius de Moraes)

E esta foi a  noite que comemoramos o nascimento de Jesus! Jesus nasceu e nos trouxe um presente lindo. Um verdadeiro milagre de Natal. Tivemos a graça de ter a nossa amada mãe conduzindo a oração. Completamente lúcida, orou agradecendo a Deus por ter todos os filhos, netos e bisnetos em volta da sua cama, e como se fora uma despedida, nos deu mais uma lição de amor.
Obrigada Jesus por termos tido a imerecida graça de nos despedirmos, todos juntos em oração, daquele Espírito iluminado que anima o corpo de nossa mãe.
Vá em paz mainha, Papai do Céu te chama. Não sabemos quando, mas sentimos que são horas de adeuses!
Obrigada por nos amar tanto. (Penélope Freitas)

 ,


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

REVELAÇÃO INTRIGANTE (precisava ler este poema hoje)

Fiz um teste bobo no Facebook, daqueles que você sabe que não tem nenhum fundamento. O teste era:
Qual poema de Drummond é você? E comecei a responder um monte de perguntas com respostas prontas, tipo vestibular. Algumas respondi de verdade, outras respondi por aproximação, ou seja, não era o que eu faria ou sentia, mas se parecia com meu modo de pensar e agir. E o resultado foi esse aí.
Exatamente nesse momento sou eu nesse poema.



Resultado


Você é o poema ''A Hora do Cansaço''
Você é exausto. Você já não aguenta mais sofrer por um mesmo motivo. Sabe que o sentimento precisa mudar e busca uma forma de esquecer o que te fez sofrer, mas que também te deu prazer.


A HORA DO CANSAÇO
As coisas que amamos,
as pessoas que amamos
são eternas até certo ponto.
Duram o infinito variável
no limite de nosso poder
de respirar a eternidade.

Pensá-las é pensar que não acabam nunca,
dar-lhes moldura de granito.
De outra matéria se tornam, absoluta,
numa outra (maior) realidade.

Começam a esmaecer quando nos cansamos,
e todos nos cansamos, por um ou outro itinerário,
de aspirar a resina do eterno.

Já não pretendemos que sejam imperecíveis.
Restituímos cada ser e coisa à condição precária,
rebaixamos o amor ao estado de utilidade.

Do sonho de eterno fica esse gozo acre
na boca ou na mente, sei lá, talvez no ar.(Drummond)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ORAÇÃO PARA ENFRENTAR A NOITE DE NATAL



    Antigamente o Natal era a melhor festa do ano para mim. E não faz muito tempo que ainda curtia essas festas de final de ano com muita alegria.
    Quando era criança, nem se fala, Natal era simplesmente o máximo! Quando meus filhos eram crianças, adorava colocar o presente em seus sapatinhos, depois que chegávamos da ceia na casa dos meus pais. Era simplesmente mágico! Mas pouco a pouco o Natal foi perdendo sua beleza. Até que no ano que passou,  descobri que essa noite agora é a mais triste de todas.
     Acabou o encanto. Não porque meus filhos cresceram, tampouco porque eu tenha mudado, mas porque senti que o sentido da magia do Natal quem dava era a minha mãe!

E ela já não pode mais agregar a família como fazia antes. Ela não pode mais fazer as orações,  nos contagiando com o Espírito de Natal que ela sempre trazia todos os dias, independente de datas.    
    Pra falar a verdade, a minha mãe era a coluna que sustentava a minha família e a coluna agora está frágil, não suporta mais o peso e nada tem mais o sentido que tinha. É uma pena, o nosso Natal é agora uma festa sem sentido, apesar dos esforços de todos. Falta o amor que ela derramava em cada gesto, em cada palavra, em cada sorriso.
     Como são dolorosas as lições que aprendemos neste mundo de expiações e provas! M
inha mãe amada! De uma mulher forte e ativa, resta apenas um corpo frágil, com dificuldade de locomoção e sem muita lucidez, vitima do Parkinson e da senilidade. E eu me ponho como um espectadora daquela família que tivera noites de Natal tão felizes e que de agora em diante terá que se reinventar.
     Obrigada Senhor pelos meus filhos, que já me deram dois netinhos e com certeza virão mais e um dia voltarei a ter Natais felizes! Obrigada Senhor por ter tanto a agradecer e tão pouco a pedir!
    Preciso de Ti para não desabar quando olhar para meus pais e vê-los tão diferentes dos meus ídolos de criança. 
    Meu pai, o porto seguro, firme como uma rocha, em quem eu podia abandonar-me e sonhar. Ele era a minha proteção e agora precisa da minha.
    Minha mãe, meu modelo de mulher, esposa, mãe e avó. A personificação da caridade, carinho e amor. Que agora nem me reconhece mais, nem sabe onde está e quem é. Meu coração sangra vendo-a assim!
    Ofereço essa noite de Natal, que não será feliz para mim, para todos os que, como eu, não passarão um Natal feliz. E são muitos, eu bem sei. Muitos e bem piores que eu. 

Portanto Jesus, acolhe esses infelizes nos teus braços de amor e conforta, consola e se faz presente no coração de todos e nos dá a tua paz, o teu amor.
    Assim Seja! (Penélope Freitas)