domingo, 23 de novembro de 2014

O que é solitude , o que é solidão?


A MAIOR INTIMIDADE É A NUDEZ DA ALMA



SOLITUDE é o estado de PRIVACIDADE de uma pessoa, não significando, propriamente, estado de SOLIDÃO.
Pode representar o ISOLAMENTO e a RECLUSÃO, voluntários ou impostos, porém não diretamente associados a SOFRIMENTO.
Solitude é o isolamento ou reclusão voluntário, quando o indivíduo busca estar em paz consigo mesmo. Diferente da solidão que em sua essência é o estado emocional do indivíduo que deseja ardentemente uma companhia e não a tem. Um indivíduo pode estar cercado de amigos, em meio a um salão de festas muito animado, e ainda assim estar corroído pela solidão.
Em alguns casos, o indivíduo escolhe isso pelas experiências que lhe foram desagradáveis em algum tempo atrás. Sendo então a solitude uma maneira de evitar que o mesmo incidente ocorra novamente.

SOLIDÃO não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob controle do indivíduo. SOLITUDE é o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente. A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão ou compaixão.
Em seu crescimento como indivíduo, o ser humano começa um processo de separação ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independência crescente até a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora. Para sentir solidão, entretanto, o indivíduo passa por um estado de profunda separação. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição, DEPRESSÃO, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. Se tais sentimentos são prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivíduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis. Se o indivíduo está convencido de que não pode ser amado, isto vai aumentar a experiência de sofrimento e o consequente distanciamento do contato social. A baixa autoestima pode dar início à desconexão social que pode levar à solidão.
Em algumas pessoas, a solidão temporária ou prolongada pode levar a notáveis expressões artísticas e criativas. Isto não implica dizer que a solidão desencadeia criatividade. (Wikipédia)

E depois dessa baboseira sobre solitude e solidão, que uns e outros tentam explicar... Trocando em miúdos, solitude é  aquele tempinho que a gente tira pra conversar com a gente. Botar as cartas na mesa e tentar se entender. Quando essa conversinha demora demais e não entendemos o que queremos ou o que a gente quer de nós, embolamos o meio de campo e aí meu amigo, enlouquecemos calmamente dentro da solidão (Penélope Freitas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário